-
Arquitetos: Baquio Arquitectura
- Área: 323 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:JAG Studio
-
Fabricantes: Adobe Systems Incorporated, Alteco, AutoDesk, Dipac, Duramas, Savage Interactive, Sherwin-Williams, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto, uma casa unifamiliar, desenvolve-se em uma área rural nas encostas do Vulcão Cayambe, em um ambiente típico da paisagem andina: terras dedicadas à agricultura e pecuária; grandes extensões verdes irregulares e, ao fundo, montanhas imponentes que aparecem intermitentemente na bruma.
A "Casa dos Vazios" procura criar uma experiência diferente através das circulações e interação entre os espaços em busca de dinâmicas que contrastem com a habitabilidade cotidiana da cidade. Para isso, o vazio é utilizado como recurso ordenador que permite expandir os limites rígidos e criar jogos entre o interior e o exterior. O desenho parte de um volume quadrado que é dividido por um vazio principal com duas finalidades: circulação perimetral da casa e um pátio central, criando dois blocos independentes em forma de "L", que correspondem a área privada e pública. Para acentuar o contato com a paisagem, cada área é complementada com vazios que são estrategicamente incorporados dependendo de cada espaço e de seu contexto imediato.
Para o exterior, o projeto é revestido de tijolo e pedra como materiais duros que procuram abraçar e proteger o interior. Em contrapartida, os espaços interiores são bastante neutros apontando para o branco e a madeira - principal material dos vazios - é o recurso que acentua a relação entre exteriores e interiores. Desta forma, diferentes divisórias móveis de madeira permitem que os espaços internos permaneçam em contato permanente com o exterior. Por fim, seguindo a orientação solar leste-oeste, os quartos abrem-se por uma fachada transparente na direção de maior incidência da luz e do calor que coincide com a vista mais imponente do vulcão Cayambe.